HINO CINQUENTENÁRIO

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

2013, duas décadas sem Seu Afonso Brejeiro

Momento político do grande Líder em campanha na casa de Biraja em Stª. Terezinha-PE
Este ano será lembrado pelos vinte anos sem o grande líder politico que nos deixou em 1993, no mês de junho especificamente. Estou falando de Afonso Ferreira de Andrade, Seu Afonso como era intimamente chamado. Começou sua vida pública em 1972 quando disputou sua primeira eleição. Naquela época já era conhecido pelo seu temperamento forte, pois mesmo com estatura mediana nunca levava desaforos pra casa. Em plena campanha lá na Vila do Tigre ao som de dois auto-falantes(Cornetas) em cima de um Jipp vindo de Teixeira-PB, Seu Afonso prometeu que calçaria a rua principal da Vila. No dia seguinte foi indagado por seu contador José Leite de Lima - Zezé Leite, já falecido. Zezé disse," Seu Afonso o senhor não pode fazer o calçamento de lá não, pois Zé Nicolau não deixou nada em orçamento para calçamento, nem mesmo para o Tigre". Aquele homem ficou furioso, pois era daqueles que quando dava uma palavra, tinha que ser cumprido, se prometesse tinha que cumprir. Mesmo assim ele deu um tapinha na mesa e disse. Vou fazer de qualquer jeito, chamem João da Pedra aí, autorizou seu João cortar as pedras e iniciou os trabalhos pagando do próprio bolso. Esse é um dos legados que ele deixou pra família.




Família reunida na Igreja Matriz de Santa Terezinha para celebrar o 30º  dia de seu falecimento que aconteceu em junho de 1993, em tela Afonsim e Leleca que estão lá em cima com Seu Afonso.
 Família é como a construção de uma casa: Terreno adequado. Planta da casa aprovada. Tem que ter boa estrutura. Alicerce bem forte, com toda a amarração. Paredes retas. Lage bem batida. Reboco liso. Piso bem nivelado. Pintura bem feita. Esta seria uma construção certa. E nem sempre é assim. Por isso estamos sempre reformando ou aumentando a construção. A família é assim... Temos que renovar e vigiar para não desmoronar. Para isso temos algumas obrigações e regras, como limites e respeito. Pense nisso. A vida passa rápido demais e pode não dar tempo de evitar um desmoronamento.

Nenhum comentário: