HINO CINQUENTENÁRIO

domingo, 17 de março de 2013

Especial: Veja faz matéria especial para Francisco

"Deus nunca se cansa nos perdoar", diz papa Francisco

Clique no Leia mais e Veja....




A oração é presidida todos os domingos da sacada do apartamento papal

Papa Francisco celebra seu primeiro angelus dominical na Praça São Pedro, no Vaticano
Papa Francisco celebra seu primeiro angelus dominical na Praça São Pedro, no Vaticano - Tony Gentile/Reuters
papa Francisco recitou neste domingo o primeiro angelus de seu papado, ao meio-dia (8 horas pelo horário de Brasília), a partir da janela de seu apartamento no Palácio Apostólico. Uma multidão lotou a Praça de São Pedro neste domingo para acompanhar o primeiro angelus recitado pelo novo papa. Na primeira benção do pontífice, a mensagem foi a misericórdia de Deus.
“Deus nunca se cansa de nos perdoar. O problema é que nós nos cansamos de pedir perdão”, disse. “Ele é um pai amoroso que sempre perdoa. E nós temos de aprender a ser misericordiosos com todos.” Ao final da benção, o papa também pediu aos fiéis que continuassem rezando por ele.
A primeira oração dominical do papa Francisco, ex-arcebispo de Buenos Aires, teve como destaque a forte presença argentina na Praça de São Pedro. As bandeiras do país eram maioria em meio à multidão que lotava a praça.

Um grupo de 21 estudantes de engenharia da Universidade Nacional de Córdoba estava entre os mais barulhentos da praça, vestidos com camisetas da seleção argentina. "É muita alegria e sorte poder estar aqui, a Argentina e toda a América Latina estão felizes como esse papa de estilo tão diferente e simples", afirmou o estudante Lucas Avila.

A dona de casa Olga Ortiz, de Buenos Aires, disse que já estava de férias na Europa quando Bento XVI renunciou. "Eu nunca imaginava que o papa poderia ser argentino. Foi uma surpresa que pagou toda a viagem", disse ela, que ia a missas do então cardeal Jorge Mario Bergoglio na capital argentina.

Ao final da oração, os fiéis se dispersaram e as bandeiras argentinas foram as únicas que restaram na praça. "Tenho muita esperança nessa defesa que ele tem feito dos pobres", disse Clara Megani.
Twitter - O papa também inaugurou neste domingo seu perfil no Twitter. “Queridos amigos, de coração vos agradeço e peço para continuardes a rezar por mim. Papa Francisco”, diz a mensagem. A conta já tem a foto e o nome do novo pontífice.
O perfil havia ficado inativo depois do dia 28 de fevereiro, quando foi oficializada a renúncia de Bento XVI. Na última quarta-feira, foi publicado o post “Habemus papam Franciscum”, em latim, anunciando que um novo papa havia sido eleito.
Missa - Mais cedo, o pontífice celebrou sua primeira missa de domingo, em uma pequena paróquia do Vaticano e não na basílica de São Pedro. Antes de entrar na igreja, o novo papa cumprimentou os devotos que se aglomeravam do lado de fora, gritando “Francesco”, seu nome em italiano.
No final da missa, ele esperou do lado de fora da igreja e saudou as pessoas que saiam, como faz um padre. Pediu a várias pessoas que orassem por ele, informou a rede BBC.
A primeira aparição do novo papa diante da Praça de São Pedro foi na última quarta-feira, depois de ser eleito no conclave. Diante dos devotos, que aguardavam a benção do novo pontífice, ele acabou pedindo que orassem por ele e por seu antecessor, Bento XVI.
O apartamento papal havia sido lacrado no dia 28 de fevereiro, depois que o agora papa emérito Bento XVI deixou o Vaticano e mudou-se temporariamente para Castel Gandolfo, ao sul de Roma. No dia 24 de fevereiro, Bento XVI recitou seu último angelus, e reuniu milhares de devotos, peregrinos e turistas em sua despedida. A multidão chegou a ocupar a via da Conciliação e outras ruas adjacentes à praça.
Em seus primeiros dias de pontificado, ele visitou uma basílica em Roma, presidiu uma missa para cardeais, na qual alertou que a Igreja não pode se tornar uma ONG, e reuniu-se com o Colégio de Cardeais, quando destacou que não se deve "ceder ao pessimismo". Francisco participou ainda de um encontro com cardeais. 
Agenda papal – Na próxima terça-feira, dia 19, será realizada a missa de inauguração do pontificado de Francisco. O governo italiano espera que mais de 1 milhão de pessoascompareçam à Roma para acompanhar a cerimônia. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, confirmou presença, assim como a presidente brasileira, Dilma Rousseff, a chanceler alemã, Angela Merkel, e o vice-presidente americano, Joe Biden.

Nenhum comentário: